Publicado por: Chinelo de Meter o Dedo | Maio 15, 2009

Cuenca

 

 Por esta altura, no ano passado, resolvemos fazer uma pequena climbing trip. Nunca tínhamos feito uma viagem assim e o momento parecia oportuno: estávamos cheios de vontade de escalar, entusiasmados, com intenções de progredir e evoluir e como tal queríamos experimentar coisas novas. E, apesar de o nosso País não ser a terra da rocha, temos a sorte de ter um País vizinho que o é.

Começamos por passar dois dias em Sesimbra e no Portinho da Arrábida, mas a viagem começou com a chegada a Cuenca.

Cuenca é uma cidade de Espanha, capital da província homónima, na confluência dos rios Júcar e Huecar, que formam profundos canyons, que nos proporcionam as milhares de vias de escalada.

Rocha, muita rocha, muitas vias, até perder de vista

Rocha, muita rocha, muitas vias, até perder de vista

O centro da cidade

O centro da cidade

As tradicionais “casas colgadas”

As tradicionais “casas colgadas”

A Cidade Encantada é um dos pontos de interesse nos arredores de Cuenca. Fica a cerca de 30 km da cidade e é aqui que começa a Serranía de Cuenca. Aqui podemos admirar uma paisagem única, composta por curiosas formas de pedra calcária, resultantes da erosão pela água e pelo vento. Desta erosão, ficaram blocos que a imaginação nos faz ver animais e figuras humanas. 

As estranhas formas da Cidade Encantada

As estranhas formas da Cidade Encantada

 

Além de conhecer a cidade, o grande objectivo da viagem era escalar. E Cuenca não nos desiludiu! Quando saímos do parque de campismo, logo cedinho pela manhã, para explorar os sectores e as vias, não fazíamos ideia que íamos estar literalmente rodeados de vias e paredes de escalada.

Como tínhamos chegado a Cuenca de noite, não tínhamos tido a oportunidade de ver a envolvência da cidade, por isso não sabíamos que as vias estavam ali, mesmo ao lado da estrada.

É uma das vantagens de Cuenca: a aproximação às vias não existe! É só estacionar o carro e atravessar a estrada e lá estão elas à espera de serem escaladas.

O motivo da viagem: escalar!

O motivo da viagem: escalar!

 
 

Cuenca é uma escola de escalada sobre uma rocha calcária antiga mas com zonas de grande qualidade, enorme potencial para novas aberturas. A grande maioria das vias tem presas sicadas ou talhadas devido à má qualidade da rocha ou da inexistência de presas. As vias encontram-se na grande maioria em paredes ligeiramente extraprumadas ou placas em verticais, sendo que ultimamente têm sido equipadas vias de grau elevado em grandes extrapumos. Existem vias para todos os graus e gostos, no entanto, trata-se de uma escalada muito técnica e as mais recomendáveis são as que superam o 7b. Em Cuenca a altura máxima é de 35 metros e reinam as regletes, bidedos, monodedos e pequenas presas. Neste momento as vias mais duras da escola deve ser “El intento” 8c+/9a e “Leire” 9a. A melhor época para escalar é a primavera e o outono no entanto mesmo no verão é possivel encontrar vários sectores à sombra.

 

Uma das vias mais bonitas do sector Alfar

Uma das vias mais bonitas do sector Alfar

 

Bonita mas dura!

Bonita mas dura!

Cuenca tem mais de 600 vias distribuídas por 2 vales. A oferta é imensa e era impossível visitar e escalar todos os sectores em apenas 1 semana. Assim, elegemos 2 sectores que nos agradaram especialmente e demos corda aos pés-de-gato.

 
Para escalar? Atravessar a rua, por favor!

Para escalar? Atravessar a rua, por favor!

A cidade respira desporto e é possível ver pessoas dos 8 aos 80 a fazerem as suas caminhadas, corridas, a andar de patins e a escalar a toda a hora, inclusive nos intervalos de almoço dos empregos.

O Sérgio, numa bonita via do sector Fortin

O Sérgio, numa bonita via do sector Fortin

Adoramos esta viagem para conhecer esta bela cidade e, calro, para escalar. Só podemos desejar que venham mais e maisviagens destas! 

Informações: 

http://www.cuenca.org/default.aspx

http://www.spain.info/TourSpain/Destinos/TipoII/Datos%20Generales/G/GH/0/Cuenca.htm?Language=es

http://www.escuelasdeescalada.com/ficha.php?ID=0

Livro: http://www.libreriadesnivel.com/fichalibro.php?id=12586

Camping Caravaning Cuenca


Responses

  1. Eia! E até tem uma foto minha e tudo!

  2. Olá chamo-me Sandra e vou com o meu companheiro passar o Natal a cuenca/cidade encantada.
    Vamos chegar lá na sexta á noite mas queriamos reservar estadia.
    Será possível nos disponibilizarem contactos?
    grata
    sandra

  3. […] da nossa primeira visita a Cuenca ficamos rendidos… e ficou no ar a expectativa de um dia voltar! Por isso, quanto ao destino, não […]

  4. […] da nossa primeira visita a Cuenca ficamos rendidos… e ficou no ar a expectativa de um dia voltar! Por isso, quanto ao destino, não […]


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: