Publicado por: Chinelo de Meter o Dedo | Dezembro 11, 2009

“Entalados II”

Este é um post que anda para ser publicado há algum tempo, mas por várias razões tem sempre sido adiado. No entanto, há males que vêm por bem, e a sua publicação não poderia ser em dia melhor: 11 de Dezembro – Dia Internacional das Montanhas.

 O Encontro dos Entalados começou por ser um encontro de escaladores no Cântaro Magro, na Serra da Estrela, para deixar de o ser, mas que efectivamente foi. Ahh?!… Um pouco ao estilo do Marcelo Rebelo de Sousa🙂

Divulgação feita, inscrições feitas, pés (carros) a caminho… Recebemos um telefone de um colega a dizer:
– Oh, pá… De manhã, fui à net e tinha um e-mail a comunicar o cancelamento do encontro!
– O quê?! Estás a brincar?!
– Não! É a sério! Parece que o ICN não deu autorização…
– Ei… Bem, agora não há muito a fazer. Já estamos a mais de meio caminho. Vamos até lá. Com encontro ou sem encontro, escala-se sempre qualquer coisa.

Quando chegamos ao Cântaro, lá tínhamos a Daniela a fazer um briefing da situação e a comunicar que efectivamente o encontro tinha sido cancelado por uma série de razões que podem ver com todo o detalhe aqui.

Confusões à parte, a organização do não-encontro recebeu os não-participantes muito bem, com bolinho, salame de chocolate… Tudo à descrição e pronto a matar o bicho daqueles que ansiavam por se atirar à rocha.

E lá fomos nós para a pastorícia!!

E nós não fomos excepção. O frio que se fazia sentir não desanimava ninguém e o ambiente que se viveu no Cântaro foi de puro fanatismo e boa disposição, com a organização sempre pronta a ajudar, a dar conselhos e dicas sobre as vias.
O dia foi assim passado, com pessoal distribuído entre a clássica, a desportiva, o rappel e até mesmo pelo bloco.

Depois de todos abandonarem o Cântaro, situação bem controlada pela organização (não fosse alguém perder-se ou ficar em apuros), a barriga já dava horas e o Restaurante Estrela foi o local de encontro para histórias de escalada, vias, peripécias, passos duros… Cerca de 70 pessoas, em que o tema que os une é a escalada.

O jantar foi digno da ocasião, sempre bem regado e com muito boa disposição e camaradagem. O Rosado fez uma apresentação bem interessante sobre a origem e evolução dos friends e o pessoal da Irmandade da Topalhada presenteou a organização com uma canção que deixou todos de barriga farta, mas desta vez de tanto rir.

 De forma a fugir à confusão e barulho dos escuteiros no Covão D’Ametade, lá tivemos que ir acampar para a casa que esteve para ser abrigo do famoso teleférico da Estrela, que desta vez trouxe abrigo a alguns transeuntes…

No domingo, resolvemos ir apertar no bloco, modalidade que habitualmente não praticamos, mas que nos tem despertado interesse e saudades. Passamos uma manhã fanática no bloco, com um tempo ideal: sol e temperaturas baixas. À tarde, voltamos à escalada clássica no Cântaro, onde se continuava a viver um bom ambiente entre os escaladores e mais uma vez a organização nos presenteava com um gastronómico lanche.

Controvérsias e confusões com Federações e ICN (Instituto de Conservação da Natureza) à parte, foi um fim-de-semana de escalada e convívio muito bem passado e muito bem organizado. Os nossos sinceros parabéns à organização e venham mais encontros, que não são encontros, mas onde de facto os escaladores se encontram no desencontro!

Podíamos referir algumas vias que nos deslumbraram como é o caso da “Via dos Bons” e da “Via do Esporão” e ainda “Frouxo Feliz” mas podemos correr o risco de estar a induzir as pessoas em erro, pois afinal todas as vias da Serra são dignas de referência, cada uma à sua maneira!

PS: Resta-nos agora lutar e tentar que a nova portaria seja revogada de forma a podermos continuar a usufruir destes nossos espaços tão únicos e que nos trazem tantas alegrias e experiências novas! Assinem a petição aqui.


Responses

  1. São reports como esta que nos inspiram a organizar mais encontros não-encontros.
    O próximo será inteiramente ILEGAL!

    Um abraço.

    Paulo Roxo

    • Obrigado pelo comentário. Foi de facto um excelente encontro e aguardamos com expectativa o próximo.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: