Publicado por: Chinelo de Meter o Dedo | Junho 18, 2010

Descobrir a Peneda

O Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG) para o Chinelo de Meter o Dedo é um local habitual, no qual nos sentimos como em casa com frequentes visitas ao Parque, quer sejam para longas marchas, pequenos passeios para desfrutar da bela paisagem ou, claro está, para as nossas tão amadas caminhadas verticais, pelas longas e altivas paredes de granito que neste ponto do país se tornam tão singulares.

Como apaixonados que somos pela natureza e pelas actividades, desafiamos um grupo de amigos a largar a cidade saturada de “sempre o mesmo” e vir desfrutar deste espaço único que é a Peneda. Razões? Dar a conhecer este local de paisagem tão bela, agreste, selvagem, que nos deixa estupefactos com as belezas que o nosso País oferece, por si só parecia uma boa razão, mas as restantes teriam que ser eles a descobrir…

O grupo
Os mais pequenos

O nosso destino, bem lá longe (fotografia: Paulo Ramos)

O PNPG é uma das maiores atracções naturais de Portugal, pela rara e impressionante beleza paisagística e pelo valor ecológico que se devem essencialmente à natureza e orientação do relevo, variações de altitude e influências atlântica, mediterrânica e continental traduzindo-se assim na variedade e riqueza do coberto vegetal: matos, carvalhais e pinhais, bosques de bétula ou vidoeiro, abundante vegetação bordejando as linhas de água, campos de cultivo e pastagens.

Além disso, o PNPG é um vasto anfiteatro esculpido por geologias, ventos e águas, em que nas zonas de altitude são visíveis os efeitos da última glaciação – circos glaciares, moreias, pequenas lagoas e vales em U.

Curiosos povoados, a arquitectura dos socalcos, paradas de espigueiros, a frescura dos prados de lima, animam um quadro em que a ruralidade ainda está presente. O território do PNPG foi objecto de uma antiquíssima ocupação humana desde tempos antigos e, a provar isso, facilmente se encontram vestígios megalíticos, célticos, romanos e medievais.

A Serra da Peneda, que faz parte do sistema montanhoso da Peneda-Gerês e estando incluída no PNPG, é a quinta maior elevação de Portugal Continental, com 1.416 metros de altitude no ponto mais elevado (Pedrada, próximo de Gavieira) e uma das mais proeminentes do país (768 m).

No fundo o intuito do nosso passeio era fazer com que miúdos e graúdos descobrissem um pouco deste cenário, dar a conhecer alguns recantos deste local que desperta a imaginação de tão belo que é.

Santuário de Nossa Senhora da Peneda

Um pouco de informação sobre a Meadinha (fotografia: Paulo Ramos)

 Depois de uma viagem de quase duas horas nem sempre fácil de suportar devido à ansiedade dos participantes, fizemos um Pic-Nic junto ao Santuário de Nossa Senhora da Peneda, réplica do santuário do Bom Jesus de Braga e assim estarmos todos preparados para a aventura. Logo de seguida começamos por desgastar as calorias na íngreme subida que vai desde o santuário até ao escudo, sempre acompanhados pelas míticas paredes de granito que despertam a curiosidade de escaladores de todo o lado. Na verdade o caminho vertical acabou por despertar alguma curiosidade e acreditamos mesmo ter plantado uma pequena semente desta trepadeira de seu nome Escalada.

À medida que vamos subindo a calçada, a aldeia da Peneda começa a diminuir de tamanho e nós começamos a ganhar altitude, sempre acompanhados pela Medinha e as suas belas paredes de granito. O trilho terminou próximo do escudo, no largo da Gavieira, com o seu enorme bloco de granito plantado no meio das suas tranquilas águas que seguem um caminho próximo ao nosso e se vão despenhar junto ao Hotel da Penda.

Boa disposição constante

Pin-Nic

O trilho até ao escudo

Deslumbrados com as paredes de graníto da Meadinha

Lagoas e água fresca é o que não falta na Peneda assim como pequenos riachos de água cristalina que correm livremente por entre trilhos, passando pelas grandes cascatas de águas gélidas, até às lagoas como esta que acabamos por alcançar. A Peneda é um local a descobrir e cada vez que o fazemos abre-nos o apetite para mais uma visita e, depois deste nosso percurso, a Peneda também acabou por abrir o apetite a miúdos e graúdos que retemperaram forças aquando do regresso ao ponto de partida. Aldeias como o Soajo, Castro Laboreiro, Gavieira entre outras são passagens obrigatórias, de uma beleza rústica e natural que nos remete para outros tempos e nos faz desejar voltar a este estilo de vida tão relaxado e com um ritmo tão único.

A lagoa da Gavieira

Gosto pela montanha incutido nos mais novos

Foi este o nosso objectivo: dar a conhecer aos nossos amigos e família alguns destes locais, que vamos conhecendo mais a fundo graças à montanha. Locais que, de outra forma, apenas seriam visitados muito ocasionalmente, de passagem, turisticamente ou, então, seriam mesmo esquecidos e perderíamos o prazer de os conhecer. Este é um objectivo a repetir. Todos adoraram e todos se mostraram à altura do desafio e confirmaram a presença para o próximo convite, prontos para descobrir mais um local escondido deste nosso pequeno grande País, descobrir mais um local de paisagem ofuscante.

Nem sempre a nossa presença se faz representar no meio de quem mais gostamos, mas o apelo à montanha faz-nos abandonar o conforto de quem nos é muito querido para seguir à procura deste desconhecido que nos traz tantas e boas sensações!

Mais informações em:
Parque Nacional Peneda-Gerês

Meadinha (escalada)

Hotel da Peneda


Responses

  1. Reconhecimento gratificante por este texto e fotos,bem elucidativas da beleza natural do Parque Nacional da Peneda Gerês.

  2. Excelentes fotos🙂
    Obrigado pela partilha das experiências e dos locais.

    Boas aventuras

  3. obrigada pela partilha!
    lindíssimas aventuras🙂


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: