Publicado por: Chinelo de Meter o Dedo | Setembro 13, 2011

Partilha das Nossas Pequenas Aventuras

Decorria o ano de 2009 quando, certo dia, fui surpreendido por um estranho convite, uma actividade um pouco fora do comum, que me assustava tanto ou mais do que qualquer escalada que poderia ter feito.
 
Para mim a montanha sempre foi beber um pouco do que os outros nos oferecem. No fundo, penso que se chama Inspiração! Participar em apresentações como as do João Garcia, Daniela Teixeira, Paulo Roxo ou até mesmo ouvir as histórias de pessoas como o Vítor Teixeira, Sérgio Martins e muitos outros foram um grande incentivo para sonhar e até mesmo procurar as minhas próprias aventuras. As apresentações que presenciei sempre foram pontos altos e, nelas, ansiava sempre pelo momento das fotos e das histórias como um miúdo pela abertura das prendas no dia de Natal!!!
 
Eu e o Luís já nos conhecíamos há uns aninhos e, no final das nossas aulas de natação, penso que ele se regalava com algumas das minhas aventuras e isso levou-o a convidar-me para algo tão estranho como ir à sua escola fazer uma pequena apresentação. Não pensava aceitar, mas ele foi muito persuasivo e disse-me que seria uma inspiração para uma série de miúdos que, pertencendo a uma classe desfavorecida, nunca iriam contactar com algumas das realidades que lhe poderia apresentar. E tendo em conta o que descrevi no segundo parágrafo, era a minha vez de tentar plantar a semente e inspirar uns quantos, ainda que fosse apenas levá-los a sair para fazer umas pequenas caminhadas, já teria valido a pena.
 
Escusado será dizer que o pânico no dia D quase se apoderava de mim, quando me foi dado a conhecer que a apresentação seria na sala de audiências, na presença das turmas 11ºG/H/I da Escola Secundária da Lixa e com a presença do conselho directivo na pessoa do Dir. Armindo Coelho.

Escola Secundária da Lixa

 Bem, não era isto que eu esperava e tentei dar o meu melhor, falando-lhe das minhas experiências nos Pirenéus, Alpes e, claro, as nossas montanhas: Peneda, Gerês, Serra da Estrela, Serra do Sicó entre outras.

Aproveitei para falar do meu percurso desde o início, fazer referência ao que poderemos considerar as várias disciplinas em que se divide o montanhismo e ainda algumas dicas úteis para se iniciarem, bem como contactos importantes e interessantes.

No final, e antes da surpresa, ainda tivemos tempo para ir ao pavilhão e, desta forma, fazer as honras de experimentar uma pequena parede de escalada que, devido à falta de uso e manutenção, estava um pouco desgastada (Quem sabe depois disto ponderaram melhor a sua utilização).

No final tinham reservado para mim uma pequena caminhada pelos belos bosques que a Lixa tem para nos oferecer. Foi uma bela surpresa, o trilho estava bem marcado e notava-se o interesse e empenho de alguns alunos nesta actividade.

Felizmente ainda há escolas rodeadas por montes!

Todos a desfrutar da natureza

 

Uma pequena paragem para um Pic-Nic

Certamente uma paisagem digna de uma visita!

 

A paisagem que nos acompanhava no decorrer da bela caminhada

 

Simpática vizinhança nas proximidades da escola.

 Acabou por ser uma experiência muito enriquecedora e interessante. Só espero ter correspondido às expectativas dos presentes.

Foto de família (Obrigado pelo convite)

 

Este ano, voltou a surgir um novo convite para uma actividade semelhante, desta vez por parte da Professora Manuela Duarte que lecciona na escola Básica de Matosinhos. Aqui, o intuito era completamente diferente: tentar passar as vantagens de praticar uma vida saudável e mostrar que há sempre alternativas a comportamentos de risco e, com a vantagem, de poderem ser até mais atractivas e interessantes.
Na verdade os nossos jovens estão cada vez mais apegados ao sedentarismo, longe do que lhes pode trazer actividades e, se juntarmos a isto a má influência de zonas um pouco problemáticas, temos uma turma que é tudo menos fácil de cativar e surpreender.
Esta apresentação foi algo muito mais íntimo, apenas uma tarde e um conjunto de jovens tão curiosos quanto se pode ser com 14 anos. Foi surpreendente a quantidade de perguntas que surgia a cada imagem que eu passava! No final os comentários não deixaram de ser surpreendentes.
Inicio da sessão na Escola em Matosinhos

 

Dias depois acabei por saber que fui motivo de conversa em casa por dias a fio. É bom saber que por vezes podemos fazer alguma diferença!

No final ficam duas experiências enriquecedoras que certamente vão permanecer na minha memória, tal como outras aventuras… verticais! 

 

Pequeno documento utilizado para ajudar na palestra

 

Contexto das Palestras e Agradecimentos:

Escola Secundária de Vila Cova da Lixa
Disciplina: Educação Física
Módulo 13 “Actividades de Exploração da Natureza”
Prof. organizadores: Luís Fiunte, Daniel Barbosa, Fernando Peixoto, Ana Costa
Prof. acompanhantes: António Pimentel, Maria João Mendes, Maria José Teles, Maria Otília Pereira e Natália Coelho

Escola Básica de Matosinhos
Turma 7º H do ano lectivo 2010/2011
Prof. organizadora: Manuela Moreira
Disciplína: Formação Cívica
 


Deixe uma Resposta

Categorias

